Utilização de material zoológico emblocado em resina como recurso didático alternativo para o ensino de ciências e biologia
Data
2015Autor
Kiem, Suelen Zontta
Ribas, Luiz Guilherme dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O desenvolvimento de técnicas e materiais didáticos inovadores é crucial para o aprimoramento da prática didática em sala de aula. Quando tais técnicas e materiais são de fácil acesso e baixo custo, viabilizam seu uso por educadores de diversas realidades sociais e econômicas. Este trabalho avaliou o uso da técnica de emblocagem de organismos em resina por meio de uma dinâmica. Especificamente, artrópodes foram emblocados para que fossem trabalhados temas como ecologia, evolução, importância social e econômica de tais grupos biológicos com alunos do sétimo ano do ensino fundamental do Colégio Estadual do Paraná. Previamente foi desenvolvido e aplicado um questionário com objetivo de investigar o conhecimento prévio dos estudantes quanto aos artrópodes. As atividades aplicadas em seguida se constituíram de uma dinâmica e concomitantemente uma aula dialogada, procurando promover a construção de conceitos ecológicos e evolutivos, através dos recursos didáticos e de imagens referentes a ambientes naturais dos organismos tratados. Para avaliar a utilização do material didático foram feitas anotações e filmagens das dinâmicas. Os estudantes, também relataram suas experiências durante a atividade, formulando questões relevantes quanto à aplicabilidade da técnica de material didático alternativo. A utilização do material zoológico emblocado em resina como recurso didático alternativo foi considerada uma técnica válida e aplicável. Além de ser pedagogicamente inovadora, indicou ser um recurso facilitador de ensino.
Collections
- Licenciatura [168]